domingo, 11 de abril de 2010

Tecendo um festival...

Foto: Adilso Machado


Estabelecer não apenas um ponto, mas múltiplos pontos de comunicação na produção de dança hoje. Este é o objetivo do Festival Internacional Dança.com, criar espaço para o trânsito e diálogo de linguagens, de pensamentos, de criações. Para isso, o evento aliou-se a outros festivais e instituições, programando palestras, espetáculos, processos de criação, debates, performances, oficinas, conferências e muito espaço para conversas. O evento escolheu três eixos de questões que colocam em foco o corpo na cena contemporânea, os caminhos da performance e o uso das novas tecnologias na produção de artes cênicas.
Para isso foi efetivada a parceria com o Festival dança em foco, o mais importante evento de vídeo dança do Brasil, que traz toda sua experiência com oficinas, mostras de vídeo e palestras para ampliar o panorama e discussões da produção artística que o Dança.com vai promover nos dias que seguem à programação. Os dois eventos que se aproximam no calendário, para aprofundar o alcance de suas ações e para experimentar novas formas de colaboração na cena contemporânea. O Dança em foco chega à capital gaúcha com patrocínio da Caixa Federal.
Foi nessa rede de articulação e colaboração que também será idealizado o Seminário Corpo, performance e tecnologia em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UFRGS. Uma possibilidade de trazer especialistas, pesquisadores e artistas nacionais e internacionais para conferências sobre processos de criação e investigação da cena atual.
A programação de performances complementa as demais atividades possibilitando conferir algumas desde arrojadas produções que estão flertando com o uso vídeo, da internet ou que estejam problematizando de maneira singular o papel do corpo cênico, ou ainda desafiando fronteiras entre áreas como teatro, artes visuais, circo, cinema, arte digital. E para enriquecer essa programação, contamos com performances do programa Rumos Dança/Itaú Cultural.
Acreditando que a ação artística por si só tem uma forte dimensão política, o evento quis pontuar de maneira efetiva essa dimensão, convidando o coordenador de Dança da Funarte para conservar sobre a política cultural para a dança em nosso país. E buscar também parceria com o SATED RS, bem como com o Coletivo 209.
Assim, foram-se estabelecendo uma rede de colaborações, que tem no Centro Municipal de Dança, da Secretaria Municipal de Cultura da Prefeitura de Porto Alegre, o papel de agente de fomento e de estímulo desse encontro e articulador dessas conexões. Conexões que já na sua primeira edição ultrapassam as fronteiras e contam com participantes do Brasil, Canadá, Itália, Bélgica, Argentina.
Enfim, que o COM que consta no nome do Festival signifique estar conectado COM o planeta, estar COM o público, estar COM quem queira debater e trocar ideias.


Airton Tomazzoni

Coordenador do Centro Municipal de Dança
-
-





idanca.net





3 comentários:

  1. Que bom, Airton! Obrigada por abrir este "link" para conectarmo-nos mais! conte COM a gente! Vai ser ótimo! Grande beijo, Fernanda

    ResponderExcluir
  2. que bacana a iniciativa de vocês! muito sucesso, muita luz e muita coisa boa!
    estamos seguindo vocês!
    grande beijo e saudades de vocês meninos!!!

    ResponderExcluir
  3. Acompanhando de longe com muita curiosidade !
    Bjos
    Ismenia
    Bale Cidade de Salto

    ResponderExcluir

Obrigado