sábado, 10 de abril de 2010

CURRÍCULO DOS PALESTRANTES


Andrew de Lotbinière Harwood é performer canadense reconhecido internacionalmente em dança e improvisação, mestre em coreografia instantânea e Contato Improvisação. Diretor artístico da AH HA produções, companhia com sede em Montreal que se dedica à criação, ao ensino e a difusão da improvisação como arte de cena. Ele participou de diversas colaborações com Steve Paxton, Nancy Stark Smith, Peter Birgham, Mark Tompkins, Ray Chung, Chris Aiken, Lin Snelling, Benoit Lachambre e Lisa Nelson. Ele também dançou pelas companhias de Marie Chouinard, Jean-Pierre Perreault e Jo Lechay. Suas criações tem sido apresentadas em festivais internacionais e séries de dança como o Festival International de Nouvelles Danse/ Montréal, Improvisation Festival/ Nova York, Festival Montpelier, etc. Recebeu o prêmio Jacqueline-Lemieux do Conselho do Canadá em 2000.



Paula Zacharias é bailarina argentina de Butoh e Contato Improvisação, com sólida formação em dança contemporânea e na técnica de release. Começou a dançar com Alma Falkenberg em 1989 e continuou seus estudos com Andréa Fernandez. Aperfeiçoou-se em Contato Improvisação com Steve Paxton, Nina Martin, Nancy Stark Smith, Andrew Harwood, entre outros. Em dança butoh teve mestres tais como Rhea Volij, Tadashi Endo, Minako Seki e Diego Piñon. Faz parte do grupo de composição de Butoh dirigido por Rhea Volij desde 2005. Seu trabalho de composição de movimento em dança tem influências do método Tuning Scores de Lisa Nelson.



Clarisse Bardiot. Doutora em Estudos Teatrais (CNRS/Université Paris 3), com tese sobre Os Teatros Virtuais, sob orientação de Béatrice Picon-Vallin. Professora Adjunta e pesquisadora associada ao CNRS. Desde 2009, é diretora adjunta do Centro de Escrituras Contemporâneas e Digitais - Manège.mons/CECN na Bélgica e redatora chefe de Patch, revista consagrada às artes da cena e às tecnlogias. Ela coordena dois projetos europeus consagrados às artes da cena e às tecnologias.


Ivani Santana. Doutora (2003) em Comunicação E Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. desde o inicio da década de 90 pesquisa a relação da dança com as novas tecnologias. neste campo tem atuado intensamente, contando com expressiva produção artística e científica em 2006, pela apresentação de sua pesquisa no monaco dance forum (mdf), ivani recebeu o prêmio unesco para promoção das artes - novas tecnologias e a residência artística no renomado centre choregraphique national - Pavillon noir, com direção artística do coreógrafo Angelin Preljocaj, em Aix-En-Provance, França. Ivani é autora dos livros: Corpo Aberto: Cunningham, Dança e Novas Tecnologias (sp:fapesp/educ, 2002) e Dança na Cultura Digital (ba:fapesb/edufba,2006). possui vários artigos publicados em periódicos nacionais e internacionais tais como Nouvelles de Danse (França) e International Journal of Performance Arts and Media Digital (inglaterra). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal da Bahia e ministra disciplinas na especialização do curso de arte educação da Escola De Belas Artes, assim como no programa de pós graduação em artes cênicas da UFBA.



Enrico Pitozzi ministra a disciplina « Forma da cena multimidia» no Departamento de Música e do Espetáculo da Universidade Bolonha (Italie). Atualmente é professor visitante na Universidade du Québec à Montréal – UQAM (Canada). No contexto internacional, trabalha sobre as modalidades de intervenção das tecnologias sobre a percepção do ator, sobre os aspectos neurofisiológicos ligados à composição do movimento e acerca do conceito de presença mediatizada sobre a cena. Ele ministra seminários em várias Universidades e Instituições na Itália, assim como conferências na Europa e Canadá. É membro do International Groupe de Recherche « Performatividade e efeitos de presença » liderados por Josette Féral et Louise Poissant à l’Université du Québec de Montréal – UQAM, além de membro do observatório sobre análise do movimento dirigido pela coreógrafa Isabelle Choinière (Montréal, Plymouth, Paris). Ele é redator da revista italiana « Art'O »; publica textos sobre a cena européia, do Québec et do Japão. Participou da 37° Biennale del Teatro di Venezia 2005, organizada por Romeo Castellucci da Socìetas Raffaello Sanzio. Publicou com Annalisa Sacchi, Itinera. Trajectoires de la forme. Tragedia Endogonidia, Arles, Actes Sud, 2008 e Étendre la peau. Scène, perception, dispositifs technologiques (org. Louise Poissant et Pierre Tremblay), Ensemble / Ailleur; Together / Elsewhere

, Ste-Foy, Presses de l'Université du Québec, 2010. Atualmente, prepara um estudo sobre a cena contemporânea em face das tecnologias - Corpo, anatomia, percepção. Cena performativa e dispositivos tecnológicos. Roma, Bulzoni (outono 2010) assim como um livro, com o compositor Roberto Paci Dalò, consagrado à composição sonora eletrônica: Electroscene, Napoli, Cronopio (outono 2010).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado